4 cuidados que você precisa ter antes de aplicar o frete grátis

Vantagem promocional é algo que sempre atrai os consumidores na hora da compra. O frete grátis, por exemplo, é um dos benefícios mais atrativos dentro de um e-commerce, que pode ser ofertado em toda a loja virtual, para determinados valores de compra, produtos ou regiões do país.
Essa vantagem também é capaz de: aumentar as vendas; girar o estoque; fidelizar os consumidores; diminuir a taxa de carrinho abandonado; aumentar o tráfego; e evidenciar a marca no mercado.
Frete grátis
A 40ª edição Webshoppers, estudo sobre o comércio eletrônico brasileiro realizado pela Ebit | Nielsen desde 2001, aponta que 60% dos consumidores preferem pagar mais barato pelo frete mesmo que o prazo de entrega seja maior.
Com esse dado, é possível perceber que um benefício, como a entrega sem custo, faz muita diferença na venda e se torna uma boa solução principalmente em datas comemorativas.
No entanto, você precisa ter alguns cuidados antes de aplicar o frete grátis no e-commerce para não comprometer o seu rendimento. Continue a leitura e descubra!
Avaliar a margem de lucro
Será que o seu e-commerce consegue oferecer frete grátis aos consumidores? Essa é a primeira análise que precisa ser feita antes de tomar qualquer decisão.
Verifique se a sua margem de lucro é suficiente para disponibilizar o benefício, ao refazer os cálculos e cortar alguns gastos que são desnecessários no momento (sem baratear a produção a ponto de prejudicar a qualidade do envio e da embalagem).
Lembre-se: a ideia é que você gere mais lucro, mas o consumidor precisa ter uma experiência de qualidade.
Identificar as melhores formas de envio
Não dependa de uma única forma de envio dos produtos do seu e-commerce. Você deve escolher a opção que: atenda às necessidades do seu negócio; esteja próxima dos seus clientes e apresente um custo mais vantajoso para investimento, certo?
Por exemplo, os Correios são vantajosos para algumas regiões. Já as transportadoras são excelentes para baratear o envio de produtos pesados às regiões mais distantes. Para locais bem próximos do seu negócio, um motoboy pode solucionar a questão.
Vale a pena pesquisar bastante e entender o público-alvo e sua localidade. Isso pode ser decisivo, principalmente na oferta do frete grátis para determinadas áreas.
Analisar o seu ticket médio
Em caso de entrega sem custo para valores específicos, a análise do ticket médio é fundamental. Afinal, se a média de consumo por consumidor é de R$ 170, você não deve definir um frete grátis para um valor muito acima disso.
O benefício precisa ser condizente com a realidade das pessoas que compram no seu empreendimento. O ideal é aumentar gradualmente para o consumidor adquirir o vantagem.
Escolher os produtos ideais
No caso do frete grátis para determinadas categorias de produtos do e-commerce, é preciso identificar quais serão os melhores artigos para entrar no benefício.
Uma boa opção é verificar os produtos que estão há mais tempo sem venda para fazer o estoque girar. Aqui também se destaca a primeira dica deste texto: avalie as suas condições no momento para não ter prejuízos.
Dica extra!
Em todos os casos, não deixe de entender o comportamento dos seus clientes. Para isso, analise o histórico de pedidos dentro do e-commerce para compreender quais são os produtos mais vendidos, por onde os consumidores chegam, qual é a época com maior demanda, qual a região em que a maioria dos compradores se encontram e qual a quantidade de pedidos diários. Esse será o seu embasamento para qualquer ação a ser realizada dentro da loja virtual.
Fonte: www.ecommercebrasil.com.br/artigos/cuidados-aplicar-frete-gratis/