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5 técnicas de fechamento de vendas que você precisa conhecer

.:: 5 técnicas de fechamento de vendas que você precisa conhecer ::.
29/03/2018

A empresa empenhou-se em pesquisas de mercado, perfil do consumidor, investiu em desenvolvimento de produto e ações de marketing, até que o cliente se interessa e inicia um contato de compra. E agora? Como realizar um fechamento eficaz que leve à concretização da venda?

É claro que, para ser bem sucedido, todo o processo comercial e de atendimento deve ser realizado de forma a entender a necessidade do cliente e oferecer a melhor solução.

Porém, existem técnicas de fechamento de vendas que podem auxiliar no momento de concluir o seu atendimento com mais chances de fechar a negociação.

Vamos conhecer cinco dessas técnicas:

1. Senso de urgência

Muitas vezes o cliente entende os benefícios, concorda que precisa do produto ou serviço que foi oferecido, mas, ainda assim, demora a decidir.

Nessa hora, despertar nele o senso de urgência pode ajudá-lo a tomar a decisão.

A técnica consiste em trazer para a negociação condições que se restrinjam àquele momento, como, por exemplo:

  • desconto especial para fechamento naquele dia;
  • última unidade disponível;
  • benefício extra ou brinde somente para aquela proposta.

Outra forma de trabalhar essa técnica de fechamento de venda é mostrar um possível prejuízo ou as vantagens que o cliente estaria deixando de ter ao não fechar o negócio.

2. Pergunta de fechamento

Depois de uma pesquisa inicial bem feita para apresentar o produto com foco nas necessidades do cliente e nos benefícios que são importantes a ele, algumas perguntas podem conduzir positivamente para o encerramento:

  • "O que foi apresentado agora resolve seus problemas?";
  • "Era essa a solução que estava procurando?".

Outra forma de questionamento é aquela que já pressupõe a compra. Essa modalidade, porém, requer mais cuidado ao ser executada, por ser mais invasiva e direta. É necessário que já tenha havido uma total aceitação do produto para utilizá-la:

  • "A entrega será feita no endereço que está no cadastro?";
  • "Prefere fazer o pagamento por meio de boleto ou cartão de crédito?"

3. Resumo de benefícios

Resumir todos os pontos fortes e favoráveis que já foram apresentados durante a conversa ajuda o comprador a ter uma visão geral dos benefícios que ele terá.

Esse momento deve funcionar somente se o vendedor conseguiu relacionar as vantagens do produto à necessidade do seu cliente. Ou seja, é preciso reforçar os fatores que façam sentido para ele finalizar a compra. Por exemplo:

Agora que você já entendeu a importância de uma relação mais profissional e personalizada com seus clientes e compreendeu que nossa solução trará esse benefício com uma ferramenta de uso simples e intuitivo, com diversos recursos de gestão de informações que o ajudarão a tomar decisões estratégicas, vamos fechar esta negociação? 

4. Fechamento experimental

Em cenários onde o comprador já demonstrou forte interesse pela compra, porém ainda há dúvidas para o finalizar, o fechamento experimental é uma forma de direcionamento.

Em vez de utilizar perguntas como "o que é preciso para fecharmos o negócio?", o vendedor apresenta duas ou mais alternativas para que a decisão aconteça. Por exemplo:

Qual destas opções seria a ideal para você?

As alternativas podem apresentar flexibilidade no valor, na quantidade, no prazo de pagamento ou de entrega, enfim, em qualquer aspecto que se apresente como impedimento para a finalização.

5. Fechamento direto

No modo direto, o vendedor conduz todo o atendimento para o fechamento da venda.

Durante a apresentação, ele identifica a necessidade de volume, aceitação ou não do valor proposto e se os prazos de entrega são compatíveis com a expectativa. Então, ao fim da conversa, uma proposta ou pedido já está pronto para ser enviado.

A pergunta final será a respeito da emissão do pedido e da entrega.

 

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