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Pós-venda e atendimento em e-commerce: entenda a importância!

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11/09/2017

Atrair o cliente para comprar em uma loja virtual não é uma tarefa fácil. Por isso, manter um bom relacionamento com quem já fechou negócio no seu e-commerce é uma maneira inteligente de buscar bons resultados.

Ainda não sabe por onde começar? Não se preocupe, neste artigo mostraremos 6 vantagens do pós-venda em e-commerce. Acompanhe!

1. Fidelização do cliente

Essa é a principal vantagem do pós-venda. Um cliente fiel, além de retornar à sua loja, pode fazer o famoso “boca a boca”, o que nos leva à segunda vantagem.

2. Publicidade gratuita

O investimento em marketing digital é uma realidade em toda loja virtual. Além do valor financeiro, existe também todo tempo que é dedicado a esse trabalho.

Realizar um bom pós-venda fará com que os próprios clientes passem a falar bem da sua marca nas redes, seja por meio de compartilhamentos, mentions, #hashtags, entre outras formas.

3. Fortalecimento da marca

Com o aumento da publicidade gratuita, sua marca passará a ter mais força no mercado, passando mais segurança e credibilidade aos futuros compradores.

4. Aumento do faturamento

Com uma boa taxa de recompra e o investimento que já é realizado para a captação de novos clientes, seu e-commerce poderá ter um bom aumento no faturamento.

5. Redução dos custos

Além de aumentar os lucros, ainda será possível reduzir os gastos com publicidade, já que os próprios clientes atuam como “embaixadores” da sua loja virtual.

6. Melhora dos seus produtos/serviços

Ao pedir feedbacks no pós-venda, você terá uma boa oportunidade de entender como é a experiência de venda da sua loja virtual hoje e, se necessário, mudar produtos ou serviços para satisfazer as necessidades do cliente.

Dicas de pós-venda para ecommerce

Agora que você conferiu as principais vantagens dessa estratégia, confira algumas ações que podem ser realizadas no seu e-commerce:

Atualize o cliente sobre os pedidos

Comprar pela internet costuma causar ansiedade nas pessoas, que esperam receber seu pedido o quanto antes. Uma forma de melhorar essa espera é mantendo o cliente informado sobre o caminho da entrega, enviando e-mails ou SMS.

Antecipe entregas

Essa é uma boa maneira de surpreender positivamente o cliente e conquistar sua confiança. Sabemos que a entrega depende de outros fatores, como o andamento da logística, mas vale a pena se esforçar para garantir a fidelização do cliente. Para conseguir bons resultados, uma dica é investir na automação de processos.

Envie pesquisa de satisfação

As pesquisas de satisfação são importantes por dois motivos: mostram que você está interessado no feedback do cliente e traz dicas de melhorias para o e-commerce. Uma opção interessante é disponibilizar reviews no site, que podem trazer mais credibilidade à loja virtual e aumentar sua conversão.

Personalize a comunicação

Enviar um e-mail agradecendo a compra, um desconto no mês de aniversário, entre outras mensagens informais pode ajudar a criar aproximação com o cliente.

Procure também disponibilizar conteúdo interessante em suas mídias sociais, como blogs e vídeos, para que o cliente sinta que existe valor agregado no relacionamento com a sua marca.

Ter um bom pós-venda em e-commerce é fundamental para garantir ótimos resultados e o fortalecimento do seu negócio.

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